Figuras de Linguagem

A SÉRIE FIGURAS DE LINGUAGEM – 2004/2005


As figuras de linguagem são essenciais para a construção e análise da poesia. Procurando pensar as figuras de linguagem no som, na imagem e em seu processo na construção da linguagem audiovisual, surge a série Figuras de Linguagem, compostas pela metonímia, prosopopeia, antítese e sinestesia. O objetivo é compor curtas-metragens nos quais as figuras de linguagem se destacam em diversos sentidos para auxiliar o ensino da literatura na educação, oferecendo um exemplo sonoro, visual e escrito. O uso da multimídia na educação faz-se necessário, pois nos lembramos de 10 % do que lemos, de 30 % do que ouvimos e de 70 % do que vemos.

METONÍMICO – 2004


A figura de linguagem metonímia é reconhecida pelo modo como conjuga a parte pelo todo. Para alcançar esse efeito na imagem, foi necessário que apenas parte da imagem representasse seu todo. Realizou-se um estudo sobre o movimento dos corpos na dança contemporânea durante os ensaios do espetáculo de dança dirigido pelo coreógrafo Renato Vieira. A imagem foi decomposta por meio de processos de edição digital, retirando elementos e aplicando efeitos gráficos, porém preservando a movimentação.

Metonímico

Metonímico

.

.

.

.

.

.

.



Na parte sonora, o espetáculo apresentava o DJ Nino Carlo. A música eletrônica, executada ao vivo durante o espetáculo, ilustra a metonímia sonoricamente. Basta pensar o ritmo que compõe a estrutura da música para perceber uma relação metonímica em que a batida (a parte) é percebida como a música (todo) devido à repetição. O registro da criação ao vivo do DJ Nino compõe a trilha sonora do curta e atua como guia para o processo de metonimização da imagem. Unificado a metonímia realizada através da computação gráfica e manipulação digital das imagens e do som, são elementos que contribuem para a desconstrução metonímica da obra.


Prosopopeia ou Personificação – 2004

Prosopopeia, também chamada “personificação”, é a figura de linguagem que consiste na atribuição de características humanas a animais ou a seres inanimados. Em Prosopopeia, a câmera é personificada, mostrando a “imagem subjetiva” de uma abelha ou um inseto. Na captação das imagens, foi possível testar a lente macro da câmera, na qual o registro da imagem ainda se torna nítido ainda que sob distâncias mínimas. Por personificar um inseto, a música escolhida foi The Flight of Bumblebee, de Rachmaninof, que descreve exatamente o voo do inseto. Portanto volta a liberdade dos planos e da movimentação para conseguir o efeito desejado.

Prosopopeia

Prosopopeia

.

.

.

.

.

.

Antítese – 2005

Antítese foi realizado  a partir do estudo da cor e do som na formação da antítese. Repete-se o mesmo plano-sequência com quatro minutos de duração. Na primeira vez, o azul do banheiro é vivo, e a música é suave, na segunda parte, sua antítese, a imagem é preta e branca, e a trilha sonora é densa. A antítese ocorre em relação à presença e ausência de cor e pelo contraste proporcionado pelas sensações opostas transmitidas pelas duas trilhas sonoras.

Antítese

Antítese

.

.

.

.

.

.

Na época esse estudo foi primordial, pois iniciávamos os testes de fotografia para o trabalho Antonin Van Artaud Gogh, sobre a vida do poeta e dramaturgo Antonin Artaud e do pintor Van Gogh. As cenas de Artaud são registradas em preto e branco, enquanto as cenas de Van Gogh são captadas com o máximo de cores possíveis. As imagens foram realizadas no interior do banheiro do famoso hospício de Barbacena.

O desafio proposto pelo controle das técnicas de captação digital tinha como objetivo realizar um plano-sequência que partisse de um registro naturalista e, aos poucos, fosse intensificado até a abstração completa da imagem. O conceito predominante era o de câmera subjetiva indireta livre, descrito no livro Empirismo Herege de Píer Paolo Pasolini.

Sinestesia  – 2005

Sinestesia

O curta-metragem Sinestesia explora as possibilidades do plano-sequência iniciados na Antítese. Sinestesia mostra a cena da infância de Van Gogh, a imagem de um menino de dez anos deslizando a mão na parede, descobrindo a textura, as cores. Desse modo, integra na imagem o tato, a música e as texturas, constituindo uma relação sinestésica.

Sinestesia


Essa série compõe um dicionário fílmico de figuras de linguagem, transportadas da literatura para o cinema com objetivo de servir de base para o ensino da literatura em escolas do Ensino Médio.

Premium Wordpress Themes